Coroado de sucesso, festival realizado na sexta/11 e no sábado/12 no Centro Histórico de Niquelândia

Fonte: https://excelencianoticias.com.br/2019/10/14/josephinas-supera-expectativas-e-evidencia-riqueza-gastronomica-do-norte-em-todo-o-estado/ com adaptações do Portal Excelência por Euclides Oliveira.

Foi realizado pelo Poder Executivo, Governo de Goiás e Goiás Turismo, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/ACIN e do Sebrae Goiás: ideia da 2ª edição deve prosperar em 2020.

O 1º Josephina’s/Comida de Tradição – 1º Festival Gastronômico da Região do Vale da Serra da Mesa – provou ser possível o entrelaçamento harmônico dos conceitos de sustentabilidade, inclusão social e empreendedorismo na cidade do Norte do Estado, que antes tinha sua economia alicerçada na mineração.

Rodeada pelo Centro Histórico de Niquelândia – junto à Igreja Matriz e com ar bucólico do interior – uma estrutura de tendas foi especialmente montada para abrigar os estandes (em paletes de madeira) dos oito estabelecimentos/associações do ramo alimentício da cidade, que participaram do evento como “expositores gastronômicos”.

SERRA DA MESA É ROTA GASTRONÔMICA

Josephina´s supera expectativas e evidencia riqueza gastronômica do Norte em todo o Estado 1
Juliana Campos (primeira-dama), prefeito Fernando Carneiro, Rubya Karla (Sebrae/Porangatu), Sonea Stival (Goiás Turismo) e Wanderson Portugal (Sebrae/Goiânia), na abertura do Festival Gastronômico em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Na noite de sexta-feira (11) e durante todo o feriado nacional do sábado (12), o 1º Festival Gastronômico de Niquelândia deu destaque para vários produtos regionais com “Sabor Inigualável, com quase 300 anos de Tradição”, que fizeram jus ao slogan do evento.

Minaçu, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu – que ajudam a compor a Região Turística do Vale da Serra da Mesa, bem como Mara Rosa, que participou do projeto tendo o açafrão como atração.

O evento também foi viabilizado graças aos patrocínios ofertados pelo SICOOB; pela Niqturbo Telecom; pela Als Web Soluções em Marketing Digital; pelas empresas Center Med, Biolab, Droga Med, e UNIP Polo Niquelândia (as quatro pertencentes ao médico Jean Cintra) da Lakes Fish; da Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN), de Goiânia; e do deputado federal Alcides Ribeiro Filho, o Professor Alcides (PP).

DOCES VARIADOS

Josephina´s supera expectativas e evidencia riqueza gastronômica do Norte em todo o Estado 2Quem gosta de doce também foi bem servido: gostosuras como Biscoito Fervido, Bolo de Cuia, Biscoito Pau a Pique e o Quebrador de Flor Josephina’s agradaram bastante quem visitou a Casa de Chá – que esteve instalada num casarão na Praça da Matriz – com a participação da Associação dos Produtores Rurais das Regiões do Criminoso e Silveira (Coopercrim, que integra o Projeto Sabores da Fazenda); Associação do Córrego Dantas (Acorda); Projeto Caipira do Cerrado/Doces e Licores, produzidos em Nerópolis e em Niquelândia.

Os empresários de Niquelândia

Os empresários que serviram suas especialidades durante essa grande festividade da culinária regional – foram incentivados a manter esses pratos no cardápio de seus estabelecimentos depois do evento, contribuindo para formatar a identidade da Rota Gastronômica.

Palavra do presidente da ACIN

Josephina´s supera expectativas e evidencia riqueza gastronômica do Norte em todo o Estado 3

“Isso (o festival) só aconteceu porque as pessoas realmente quiseram que o evento acontecesse. Fiquei muito feliz com a realização desse festival, pois foi um sonho realizado Obrigado à Sonea; ao prefeito Fernando; à secretária Roneide e ao Sebrae”, afirmou o presidente da Acin e um dos integrantes do movimento apartidário denominado Pacto de Niquelândia, Ronaldo Fernandes da Silva.
Na oportunidade, Ronaldo expressou seu sentimento de gratidão com todas as parcerias firmadas para que o Josephina’s se concretizasse.

Vale ressaltar ainda que a ex-secretária de Cultura de Niquelândia, Ana Mathilde Martins de Souza – considerada a “madrinha” do evento pela bem acertada sugestão do nome “Josephina’s” e seu irmão Paulo Helder Martins, igualmente muito próximos da diretoria do Sebrae Goiás – também desempenharam papeis de extrema relevância na articulação de bastidores para que o festival se tornasse um projeto de reconhecido sucesso em Niquelândia. Josephina´s supera expectativas e evidencia riqueza gastronômica do Norte em todo o Estado 4

Na abertura do festival, foram executados os Hinos Nacional, do Estado e do Município, pela Orquestra Lírios do Vale, ligada à Igreja Assembleia de Deus.

Além das comidas gostosas, o evento teve shows com artistas e manifestações culturais como a Congada de Santa Efigênia e Orquestra de Violões Sinfonia do Cerrado.

Na noite de sábado (12), o destaque ficou para a belíssima apresentação do show “Três Cantos”, dosJosephina´s supera expectativas e evidencia riqueza gastronômica do Norte em todo o Estado 5 artistas goianos Pádua, Maria Eugênia e Tom Chris. Com repertório alicerçado na Música Popular Brasileira (MPB), dos mais dançantes aos mais clássicos, o trio proporcionou enorme alegria e sentimentos nostálgicos ao público que os prestigiou no Centro Histórico de Niquelândia.